15 de fevereiro de 2013

Humor afro-descendente


Vocês não acham que o humor anda meio calado, vetado, em baixa?

Faz um tempo que percebo como as pessoas vetam cada vez mais o humor. É como se não fosse mais permitido rir de qualquer coisa. Como se tudo fosse tragédia. Proibido. Censurado. Tudo é humor negro.
Humor negro: algumas pessoas simplesmente não entendem.

O humor negro é um subgênero do humor que utiliza situações consideradas por muitos como de mau gosto ou politicamente incorretas, preconceituoso, usualmente de natureza mórbida, para fazer rir ou divertir o público menos susceptível. Entre os temas retratados pelo humor negro estão a morte, o suicídio e o preconceito racial (geralmente abordando etnias excessivamente vitimizadas pelo status quo ou por algum evento histórico que façam os outros grupos vê-los como supostas "vítimas" implicitamente).


O TPM Semanal sempre se definiu como um blog de humor sarcástico e irritado. Bom, o sarcasmo nasceu no berço do humor negro, e é nisso que grande parte dos nossos textos se baseia. Somos debochadas demais e isso hoje em dia é quase que proibido por lei.


Mas muito antes de processarem comediante por insulto a um feto, o homem já fazia piada com a desgraça alheia. Bons tempos...

Feministas pirarão.

Não é que não exista piada ofensiva ou assuntos muito delicados, mas por que não rir mais e encrencar menos? É um assunto que não te agrada? Então não lê. Não ouve. Ignora. Te ofende? Ora, o antigo testamento fala em queimar homossexuais, apedrejar infiéis, o papa diz que usar preservativo é um ato contra deus. Os políticos roubam rios de dinheiro do povo, e a gente continua votando neles, continua sentado na frente da TV achando graça no Zorra Total. Isso ninguém considera ofensivo?

Eu acho que saber lidar com a desgraça/defeito/raça a ponto de fazer graça disso é importante. Ninguém diz que é racismo quando um negro faz piada sobre negros. Se for um branco, é crime.

Whatever, eu queria fazer piada nesse texto. Queria fazer vocês rirem mas é claro que o humor negro é muito refinado e poucos vão sacar o que tô falando.

Mas uma coisa vocês vão ter que entender enquanto existir a internet: A ZUERA NÃO TEM LIMITES. Ou você aprende a lidar com ela, ou nem desce pro play!

Até as gêmeas sacaram.
PS: se você riu, você vai pro inferno. #soquenao

2 comentários inúteis:

  1. triste...
    gosto do blog, leio faz tempo, mas não esperava esse tipo de texto: sou inovador reproduzindo preconceitos arcaicos...
    Mesmo o humor negro precisa de limite, de público-alvo e de tempo pra digerir algumas tragédias antes de sair fazendo piada.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas estão ficando mais estressadas, ignorantes, frustradas e sem bom senso, por isso se preocupam tanta "besteira". Trapalhões e pica-pau (das antigas) seriam alvos de duras críticas se lançados hoje em dia.

    A sociedade está ficando cheia de cagadores de regras e isso sim, é triste...

    ResponderExcluir

Vai, comenta! Não dói nada!