14 de outubro de 2011

Crianças tecnológicas


Faz tempo que eu falo pra vocês sobre a nossa infância e a diferença dela pra de hoje. Nos anos 80/90 a coisa era bem diferente: desde o jeito de agir e se vestir até a comida.


Mas como eu já falei sobre algumas velharias que a gentechamava de brinquedo, já comparei nossos ídolos musicais, e o assunto COMIDA TÓXICA já tá mais batido que o meu carro, hoje vamos comparar o nível de tecnologia do meu/nosso tempo e das crianças de hoje:

Em meados de 1998, minha maior diversão e descoberta era a internet (discada, da AOL) e o computador (Windows 95 que saudade de você). O canal era entrar nos chats e conversar com pessoas do outro lado do país. Isso sim era surreal.
Jogos? No máximo Paciência. Redes sociais? Só chat, e supervisionado pelos pais.
Barsa
Trabalhos de escola eram feitos à mão (no máximo datilografados), com uma longa pesquisa na BARSA, diretamente na biblioteca. Incluindo a capa!
As pessoas que moravam longe se comunicavam por carta. Telefone em casa ainda era um luxo de poucos, e celular então nem se fala. Só fui ter meu primeiro telefone móvel com 15 anos, um modelo lindo. E nem era totalmente meu por que eu não podia sair com ele.
Ainda se ouvia e colecionava discos. Os jovens andavam com walkman, mais tarde discman, aquela porra que ficava pulando o CD o tempo todo quando você ouvia andando.
Pra mim tecnologia de ponta era deixar meu vídeocassete programado pra gravar Sailor Moon e Dragon Ball enquanto eu estava na escola, pra assistir depois.
Sonho era concorrer a um iMac colorido na TV Cruj.
Diversão era sair pra rua, jogar futebol, bolinha de gude, taco, vôlei, bafo, tazo, andar de bicicleta, patins, patinete, cair e ralar os joelhos e voltar pra casa sangrando toda suja e suada (eu tenho cicatrizes de infância, bjs).


O que é diversão pras crianças de hoje? Internet e videogame.
O que é sonho pras crianças de hoje? Um videogame mais foda.
O que é tecnologia de ponta pras crianças de hoje? Internet e um videogame mais foda.
Como as crianças de hoje se comunicam? E-mail, MSN, twitter, facebook.
Como as crianças de hoje fazem trabalhos da escolar? Procuram no Google e dão Ctrl+C Ctrl+V.

Não sei exatamente por quê, mas a minha infância foi muito mais divertida do que a das crianças de hoje é.
 
 
Atenção você que viveu tudo isso e foi feliz: não crie seus filhos como vampirinhos tecnológicos. A tecnologia pode ser algo muito bom, mas não esqueça que nada substitui um livro, uma brincadeira saudável, um piquenique no parque, um abraço de verdade.
Meus filhos terão livros antes de computadores. Meus filhos saberão como é bom correr descalço e rolar na grama brincando de pega-pega e jogando futebol, como é bom tomar um banho de chuva andando de bicicleta. Escreverão cartas, assim como eu escrevo até hoje. Mas o mais importante: não comerão baconzitos.

5 comentários inúteis:

  1. Ótima postagem! Também vivi essa infância! Hoje em dia é tudo diferente... infelizmente!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. Infelizmente, hoje, muitas crianças estão 'perdendo' sua infância em meio a tanta tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. Por isso eu ofereço a meu filho diversas atividades, ele joga bola, empina pipa, adora ler livros e gibis da turma da mônica, vê TV, joga games, anda de patinete, ama piscina e mar (nadar) e tem brinquedos como pião, bolita, xadrez e por aí vai.

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro q minha blusa da escola só ficava limpa até o horário do recreio, depois disso tinha marca de bolada. O baleado era sagrado!

    ResponderExcluir
  5. Por isso ainda consigo me emocionar quando vejo minha filha de 6 anos deitadinha no sofá rindo com os desenhos da TV cultura... Sou totalmente contra a perda precoce da inocencia. Criança de verdade tem que correr descalça e voltar suja de terra pra casa...

    ResponderExcluir

Vai, comenta! Não dói nada!