8 de julho de 2011

Comparando ídolos das gerações


Não é de hoje que os novos estilos (de moda, de música, de vida) vêm sendo esculachados pelo público mais velho. O engraçado disso tudo é que os ídolos de ontem podem ser facilmente comparados com os de hoje, e inclusive, pode-se notar MUITAS semelhanças. Dá pra chamar até de inspiração.

Inúmeras vezes ouvi uma pessoa dizer que Restart é uma merda, por diversos fatores. Não que ela esteja completamente errada, mas quem é você pra falar de roupa colorida e cabelo estranho... 


... quando na sua época o que mais bombava era ISSO:
Boy George (Culture Club) e David Bowie




Ou de viadagem, quando na sua época você idolatrava ISSO:
Bon Jovi e Queen


Ou de calça colorida, quando seus ídolos andavam assim:
Menudos e New York Dolls

Ou da bizarrice da Lady Gaga, quando nos anos 80 você idolatrava gente assim:
David Bowie
Cyndi Lauper

E nos 90, nem se fala:
Spice Girls

E por que achar estranho o cabelo colorido da Marimoon ou o corte do Neymar, quando não muito tempo atrás a coisa era assim:
Nena Hagen e Sigue Sigue Sputnik

Quem é você pra falar de Justin Bieber quando você ouvia Jordi e ainda dançava as músicas do Dominó? Cantarolava Step by Step do New Kids on the Block e ainda imitava tudo que seus ídolos vestiam ou faziam.
ONDE ESTÁ SEU DEUS AGORA?

Nota-se claramente a influência visual dos ídolos passados nos atuais. Você não pode fugir disso.
Enquanto alguns ficam xingando Fresno, Restart e afins por fazerem músicas melosas com letras bregas, parecem esquecer das traduções de Bon Jovi e afins:

E eu te amarei, baby, eternamente
E estarei lá sempre e um dia eterno
E estarei ai até que as estrelas não brilhem
Até que os céus explodam e as palavras não rimem
Sei que quando eu morrer você estará em minha mente
e eu amarei você eternamente
(Bon Jovi – Always)


Mas tudo evolui e algumas coisas pioram. O que virá a seguir será considerado ridículo por quem idolatrava o que era considerado ridículo por nós.
Na minha opinião, como boa saudosista, não se faz mais música como antigamente. Nem música nem ídolos. O que temos hoje é um apanhado de influências grotescamente modificadas, melodias grudentas, letras feitas pra vender.

Mas enfim, gosto é que nem bunda: uns tem, outros não tem.
Que diferença faz?
¯\_(ツ)_/¯

14 comentários inúteis:

  1. Pra mim perdeu o direito aquele que reclama do cenário musical de hoje mas dançava Macarena, Ragatanga, É o Tchan e outros...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... Ótimo texto, tocou bem na ferida de muita gente por aí, mas eu ainda vou falar mal de fresno! rsrs

    ResponderExcluir
  3. há década de 90 foi ótima cyndi a minha cantora predileta ainda continuava no auge e influenciando muitas outras cantoras e grupo como as spice girls. elas tinham um pouco de cyndi e madonna. cyndi foi um incone dos ans 80 mais brilhou também na década de 90. com belas músicas e cd´s!rogério,who let in the rain,1993

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o blog! Gostei do seu estilo!

    ResponderExcluir
  5. Comparar Queen e Bowie com Restart e Fiuk é o mesmo que comparar Black Label com 51, simplesmente não dá. Total sem argumento.

    ResponderExcluir
  6. Na realidade tem o fator "qualidade musical" que não foi considerado, né... os integrantes do Restart, pelo amor de deus, não sabem cantar!

    Mas muito bom o post! Realmente, quem gostava de Menudos não pode falar nada do estilo coloridos

    ResponderExcluir
  7. Muito bem, Izzie, você pegou o ponto.

    Agora você Heloísa, pq não vai mexer a cadeira com o Vinny? Só volte aqui quando souber a diferença entre um texto de humor e um artigo.

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Olha, musicalidade não pode ser discutida pelo simples fato dos idolos usarem roupas coloridas, pretas, bonitas ou cafonas...
    gay por gay, rob halford é, usa roupas pretas e opção sexual não vem ao caso..ele é simplesmente foda e canta...
    O problema das pessoas de hoje, é que reparam muito na estética e não estão preocupados com a cultura, a melodia, e a música que o bowie eternizou para que nossos filhos saibam o que é musica de verdade!

    ResponderExcluir
  9. ] na boa alice, o ridículo velho não justifica o ridículo novo.

    ] eu achava escroto a calça do menudo iiiigual eu acho escrotíssima a do restart.

    ] num é porque fizeram coisas péssimas que justifica continuar fazendo, vc num acha?

    ] agora, pra fechar: o som do restart a gente compara meeesmo com o queen? ou o fió-fuque com a cindy lauper, talvez, né? bacana.

    ResponderExcluir
  10. Ok...

    Mas apesar dos pesares antigamente tinha Guns, Madonna...

    Mas hei de coqnfessar dançava axé nas festinhas e tive várqioqs CDs de boy bands...

    ResponderExcluir
  11. boa noite! cyndi lauper a super musa 80 e que brilhou nos 90 e nesta década está firme e forte. amanhã nas lojás do brasil seu recente dvd, to memphis with love! belissimo asim como o cd memphis blues que já vendeu 2,5 no mundo.rogério eterno fa da imperatriz do po. e rainha do blues!

    ResponderExcluir
  12. boa noite! atrassado mas vale, cyndi tem um filho chamado declyn wallace, neste dia 19 de novembro, o garoto fez 14 anos, desejo aõ declyn wallace muita paz ,saúde e felicidade. também no dia 24 cyndi fez 20 anos de matrimõnio, cyndi e casada com o ator david thorton, eles se conheceram em 1991, e casaram no mesmo ano, cyndi levou ua avó de 91 anos como dama de honra, desejo a cyndi toda felicidade do mundo, pois como sabemos no meio artistico são poucos os casais que duram!

    ResponderExcluir
  13. boa tarde! ola garotas legais, estou desejando a vocês deste blog legal, um feliz ano novo, com muita paz, saúde e felicidade e sucesso. espero ver mais matéria da minha musa cyndi lauper! seu novo dvd está maravilhoso. já está nas lojás cyndi não canta ela humilha mas n bom sentido. ela provou que não precisou pela segunda vez que não precisa de uma grande gravadora, para fazer sucesso, isso também aconteceu em 2002 com o ep shine. rogério

    ResponderExcluir
  14. muito bom ajudou bastante no seminario sobre idols dos jovens de ontem e de hoje tiramos 9,25 com essa apresentaçao vlw

    ResponderExcluir

Vai, comenta! Não dói nada!