21 de janeiro de 2011

Velha infância...



Hoje eu tô afim de falar de velharia, e de fazer a memória de vocês trabalhar!

Eu em 1988, com um Ursinho Carinhoso e um vinil da Xuxa.

Ahh, a infância... vai dizer que de vez em quando não te bate aquela nostalgia? Quando você sente algum cheiro ou visita algum lugar familiar que te faz regredir pra época em que nossa maior preocupação era voltar pra dentro de casa antes de escurecer e sem nenhum machucado nas pernas de tanto correr e brincar.
Saudade dos tempos em que dinheiro era uma moedinha de cruzeiro pra comprar doce na vendinha. Dos tempos que Kinder Ovo custava 25 centavos. Ou em que com 25 centavos você conseguia comprar 5 pãezinhos. Época em que leite de caixinha era coisa de gente rica.

Ah, aquele tempo... em que você passava o dia descalço jogando bola na rua sem asfalto, ou no campinho perto de casa. Rolava na grama enquanto sua mãe gritava "vai ficar se coçando todo depois!". Banho de mangueira no verão. Jogar taco e bolita (bolinha de gude aos de fora do RS) até tarde na rua, e brigar pq seu amigo deu um FACÃO ou não tava jogando AS VERDA. Dançar Spice Girls na escola na hora do recreio, cheia de coreografias. Assistir Os Trapalhões na TV. Nunca perder nenhum desenho da Manchete. Ganhar um PENSE BEM de Natal. Comer biscoitinhos FOFY e colecionar PLOC PANTANAL.
Putz, é lembrança demais pra uma Alice só!

(clique na imagem para ver maior)

Véééi, essas coisas não se acham mais hoje em dia. Isso tem SABOR de infância! DUVIDO que você não tenha comido pelo menos UMA dessas coisas aí!

Mas nem só de comida vive o homem, ou nem só de doce vive a criança... tínhamos também brinquedos que sinceramente, são muito melhores do que as modernidades de hoje. Comecemos pelos clássicos:



POGOBOL: queria ter um desses até hoje. E essa porra de boneco do Fofão, que todo mundo dizia que vinha com uma FACA dentro? HAHAHAHHA e esses monstros, cara, que coisa mais horrível pra se dar pra uma criança! Mola maluca e Pula Pirata eram dignos.
(clique na imagem para ver maior)
Ai que ÓDIO que eu tinha dessa flor dançante HAHHAHA
Olha aquele livro ali (2º imagem): Um Cadáver Ouve Rádio. CA-RA-CA, coleção Vagalume, li TODOS na época de escola! Livros sensacionais! Me diz que criança hoje em dia se presta a ir toda semana na biblioteca da escola locar um livro? Eu ia! Ok, naquele tempo não existia internet (não ao meu alcance). Só fui ter meu primeiro contato com o mundo virtual em 1997, e nessa época a única diversão eram os chats AOL e o mirc...

CARA MALUCA foi meu brinquedo favorito, possivelmente da infância inteira! Lembro que tinha um desses no jardim de infância e eu dominava, não deixava mais ninguém brincar. Achava divertidíssimo correr contra o tempo pra montar toda a cara dele antes do negócio 'explodir'!
Outra coisa que eu adorava eram quebra-cabeças. Quanto maior e mais complexo, melhor.


E os TAZO? E jogar bafo? E patins, pirocoptero, atari, super sness? ROLLER? Eu tive um roller, era sensação em meados dos anos 90 por aqui. E pipa (aqui chamada de pandorga)? E peão? Eu jogava peão. Jogava taco. Jogava PIFE e BINGO com grãos de feijão nas madrugadas com a minha vó. Tomava banho de rio, pescava lambari, andava à cavalo e caçava galinhas no interior nas minhas férias. Melhor criação que uma criança pode ter!

E os desenhos/seriados? Mundo da Lua, Cavaleiros do Zodíaco, Smurfs, Caverna do Dragão, Castelo Ra-Tim-Bum, Sítio do Pica Pau Amarelo, Glub Glub, Beakman, Sailor Moon, Cavalo de Fogo, Doug, A Nossa Turma, Tutubarão, Snorks, Ursinhos Carinhosos, Kissyfur, He-Man e She-Ra, Thundercats, Tom & Jerry, Pica Pau, Família Dinossauro, Pé Grande, Caça Fantasmas, Tartarugas Ninjas, Ducktales, Rua dos Pombos, Corrida Maluca, Pingu, Yu Yu Hakusho, Patrini, Changeman, Pink e Cérebro, TV Colosso, Carrossel, Capitão Caverna, Punk A Levada da Breca, Blossom, Barrados no Baile, Muppets... é MUITA COISA.

E os filmes? Ah nem posso falar nada, foi nos anos 90 que me apaixonei pelo Tim Burton, com O Estranho Mundo de Jack, BeetleJuice (Os Fantasmas Se Divertem) e Edward Mãos de Tesoura. Sessão da Tarde feelings! A Lagoa Azul, A Fantástica Fábrica de Chocolate, E.T., Curtindo A Vida Adoidado, Brinquedo Assassino, Os Goonies, Esqueceram de Mim, Top Gun, Karate Kid, Gremlins, História Sem Fim, Garganta do Diabo, Elvira, Convenção das Bruxas, Querida Encolhi as Crianças, Quero Ser Grande, Cheque em Branco, Meu Primeiro Amor, Jumanji, Ghost, Super Xuxa Contra o Baixo Astral ...
CHOREM com essas:





Vou parar por aqui pq a lista de tudo que tenho na memória é muito extensa. Com certeza vocês terão muitas sugestões pra completar também... quem sabe um segundo post não surge?

Hoje em dia as crianças são filhas do Google. Bastardinhos da tecnologia, alienadinhos e ao mesmo tempo futuros nerds. O mundo muda muito rápido...e as coisas boas já se perderam, infelizmente.
Nos resta recordar!

Pq afinal, o tempo passa, o tempo voa... e a poupança Bamerindus continua numa boa! HAHAHA

10 comentários inúteis:

  1. Adorei o Post, amiga. Muito bom.
    Coleção Vagalume... Nossa! hahaha Também li todos...
    Somos sortudos por ter aproveitado uma infância de verdade, com direito a tudo isso, que deixou boas lembranças e saudades.
    Diferente das crianças de hoje em dia, como você disse.
    Detalhe, eu tenho o Mr. Potato até hoje.

    Parabéns, amiga!

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS! que demais..fiquei até emocionada.. o/ nao tem como não rir daquele monstrinho (aquilo é estranho,e era BRINQUEDO) e lembrar dos desenhos então ,e aquele pirata que pula eu tenho até hj, o roller então eu me achava a atleta da rua ! ai ai.. bons tempos que minha preocupaçao era só ñ roubar o brinquedo do amiguinho.!Alice,soh faltou o boneco do E.T =) beijo,parabens.. o/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que delícia de post...
    E as balas 7belo?Aquelas balas da Pan q a gnt usava de comprimido?
    E as brincadeiras de rua?
    Escolinha, casinha, boneca, pular corda, roba-bandeira, guerra de bexiga, esconde-esconde de noite...
    Delícias de lembranças...
    As crianças de hj não sabem nem virar estrelinha!!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. GENTEEEEEEEE vocês viram esse vídeo? RINDO LITROS da imbecilidade alheia

    SEUS DENTINHOS (PARÓDIA DEDINHOS ELIANA)

    http://www.youtube.com/watch?v=C5KfIJ6M3-k

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, deu uma saudade... me identifiquei com quase tudo hehe

    ResponderExcluir
  6. A Super massa e os Lango-Lango... Pra onde foram todos eles? O meu era o roxo, achava o máximo.
    Eu tenho ATÉ HOJE a minha Cara Maluca (Faltando peça, mas tenho).
    E aquele desenho "A Pedra dos Sonhos" que há um tempo atrás, antes do You Tube eu ficava em dúvida "será que não tinha sonhado com isso?"
    A Família Mezga que NINGUÉM LEMBRA...
    A Princesa dos Cabelos Mágicos...

    Caraca eu adoro sessão nostalgia.

    ResponderExcluir
  7. segue dois videos que tão no meu perfil do orkut faz 3 anos ja =]

    http://www.orkut.com.br/Main#FavoriteVideoView?uid=13298331238808192241&ad=1219127568

    http://www.orkut.com.br/Main#FavoriteVideoView?uid=13298331238808192241&ad=1219127579

    ResponderExcluir
  8. Cara me fez viajar no tempo ... Ai como fomos privilegiados pela infância. (que bom né ?!)
    E como a Alice mesmo disse: "Hoje em dia as crianças são filhas do Google. Bastardinhos da tecnologia, alienadinhos e ao mesmo tempo futuros nerds. O mundo muda muito rápido...e as coisas boas já se perderam, infelizmente.
    Nos resta recordar!" INFELIZMENTE =/

    ResponderExcluir

Vai, comenta! Não dói nada!