19 de janeiro de 2011

Cultura


Excepcionalmente hoje temos uma dica cultural muito bacana pra vocês! É o monólogo "Xeque-Mate"! Confere aí:



Por meio de poemas de Fernando Pessoa (pelo seu heterônimo Álvaro de Campos), o espetáculo "Xeque-Mate", que estreiou nesta segunda-feira (17), no Espaço dos Satyros I em São Paulo, conta a trajetória de cinco pessoas que convivem com o vírus HIV.

De acordo com o ator Sidney Bretanha, que protagoniza o monólogo, a ideia é "desmistificar e ao mesmo tempo esclarecer as formas de contágio" da doença. "Usando um jogo do xadrez, mostra-se que a poesia de Álvaro de Campos continua viva e pode ser repaginada, dando um novo e inquietante aspecto a uma das maiores preocupações dos tempos modernos", explica Bretanha.

Nesse jogo de xadrez, o Rei é um heterossexual casado que procura satisfazer seus anseios junto ao Bispo, uma travesti. Sem sequer saberem dos riscos que ambos correm, acabam transmitindo o vírus à Rainha (a esposa). O filho, o Cavalo, é usuário de drogas e contrai o vírus através de seringas contaminadas. A esperança resta somente à Torre (o outro filho), que vê sua estrutura familiar desmoronar.
Sidney Bretanha acredita que os poemas de Álvaro de Campos nunca foram tão atuais. "Foi necessário selecionar cada frase meticulosamente, de forma que os sentimentos e sensações de amor, dor, esperança, alegria, entre outros, pudessem se encaixar perfeitamente dentro de cada uma das peças do tabuleiro", observa.

"Xeque-Mate" cumpre temporada em São Paulo até o mês de março, após 2 anos excursionando pelo Brasil. Parte da bilheteria será doada para duas instituições que cuidam de soropositivos, entre elas a Casa de Apoio Sol Nascente II.





(texto retirado da matéria http://acapa.virgula.uol.com.br/site/noticia.asp?todos=1&codigo=12500 )

E olha que bacana! Vocês, leitores do TPM Semanal, pagam meia-entrada ao apresentar o flyer abaixo na bilheteria! (a promoção NÃO é acumulativa!)



Serviço:"Xeque-Mate"
Em janeiro, apresentações às segundas-feiras, às 21h. Em fevereiro e março, às quartas, às 21h.
Espaço do Satyros I - Praça Roosevelt, 214
Ingresso: R$ 30 (meia para os nossos leitores que levarem o flyer)

Censura: 14 anos.
Até 30 de março.
www.ciadeteatroreciclado.com.br.




É o Tpm Semanal incentivando a cultura em SP!