28 de setembro de 2010

Aqui o leitor manda. (I)


É isso mesmo, estou dando o pontapé inicial numa ideia louca como tantas outras que saem da minha cabeça: fazer um texto com um tema sugerido por um leitor. Pedi sugestões de pauta para essa minha postagem lá no twitter no último sábado, prometi escrever sobre o primeiro tema que aparece no meu ‘mentions’. Copio aqui para vocês o primeiro reply que recebi, que foi da Giovanna Cabral:


“@GCabrali @Caronella voce podia falar da evolução das modinhas: de high school musical a restart”

Então, pedido feito, pedido atendido. Estou me sentindo a Efigênia. Mas vamos lá, vou me esforçar pra fazer algo bom, pelo menos até a metade.

Em meio a tantas polêmicas internacionais, Lady Gaga arrasando no VMA, Justin Bieber declarando que é mais famoso que Deus... Eis que me pergunto: e os músicos do Brasil, hein? O que andam fazendo?

Bom, os músicos eu não sei, mas o Restart vimos no VMB dando um banho na galera, levando o troféu até do Skank. Não sei o que vocês acham disso, mas, pra mim, droga por droga, prefiro o Skank, dá mais onda e é mais natural, não faz tão mal à saúde mental.



Mas, verdade seja dita: o Brasil é mestre em lançar bandas-modinhas-que-duram-menos-tempo-do-que-você-imagina. Fazendo um apanhado histórico, vou reavivar a memória de alguns leitores, já outros terão seu primeiro contato com esse perfil brasileiro para bandinhas-chatas-com-muitos-integrantes.

Desde os primórdios dos tempos, na época em que o Rodrigo Faro compunha o grupo Dominó, os brasileiros se mostram aptos a louvar a música brega mascarada no pop (desculpem-me os bregas por essa rotulação, a música de vocês é superior, sem dúvida). Agora vocês entenderam de onde a produção da Record tirou que o Rodrigo Faro dava pra dançar e se vestir de Lady Gaga, né?! Esse gatinho dança há muito tempo já.

Para quem não conhece, (efeito) Dominó foi uma banda inspirada no grupo Menudo que era portorriquenho (sim, aquele do ‘não se reprima’) que fez sucesso nos anos 80 e no final dos anos 90. O versão brasileira foi maquinada pela produtora do Gugu Liberato e teve como um dos seus maiores (quatro) sucessos a música “Manequim”. Também foi parte de uma das (muitas) formações deste grupo o nosso querido Rafael Ilha, o que tenta se matar até com pilha hoje em dia. Ele, aliás, podia tentar se matar ouvindo as músicas do Dominó, acho que seria o método mais eficaz.

Tentando lembrar mais bandas, lembrei de muitos momentos da música (?) brasileira. Quem não se divertiu na infância ouvindo as Paquitas cantando junto com a Rainha dos Baixinhos todas as manhãs? Outro viral que permaneceu por muito tempo, e talvez se estenda até hoje para os fãs imortais, foi a tal da dupla Sandy & aquele-menino-que-dançava-bem-e-que-ela-chamada-de-irmão.

O único sucesso bem feito pelo Silvio Santos, percebam, foram as Chiquititas. Afinal, não há memórias em que não apareçam, nem lembranças em que elas não estejam, né?! E para vocês que estão pensando “mas e aquele programa, aquele que formou aquela banda de menininhas feias e aquela outra banda de menininhos esquisitos”. Ah, vá... Popstar nem foi programa, pra começar, foi um erro. Mas, tá, vamos contabilizar: gerou a banda do “aserehe, ra de re, de hebe tu de hebere seibiunouba mahabi, an de bugui na de buididipi”, também conhecida como Batom, Corretivo, Lápis ou Rouge; e também aquele outro grupo de meninos feios que cantavam esquisito que eu nem lembrava mais o nome e precisei do google pra me dizer que se chamava Br’oz (aí eu lembrei que eles cantavam “sim, sim, sim, esse amor é tão profundo...” e blablabla).

Mas, quando eu penso em Restart, o que me vem a cabeça mesmo é um grupo muito parecido, de roupas estranhas e cabelos também, chamado Twister. Lembram disse? Com o hit “40 graus”... Eu tenho até o CD aqui em casa, sem brincadeira. E, se a gente reparar bem na foto abaixo, tirando a roupa preta-neutra, os cabelos já dão início á tendência Restart, só precisou de um toque pós-moderno e, pronto.


Também não podemos esquecer de dizer que todas essas boybands foram inspiradas naquela febre americana que lançou o Back Street Boys e o N’Sync, por exemplo. O que só comprova que o perfil musical dos jovens de épocas diferentes convergem bastante. Às vezes, me acho um pouco hipócrita quando falo mal do Restart, eu já ouvi CPM22, Detonautas que, sinceramente, tem o mesmo peso musical. Não que eu ache o Restart bom e que eu vá parar de falar mal... Afinal, quem nunca foi hipócrita que atire a primeir... Não, melhor não, deixa pra lá!

O melhor é que o mesmo jovem que gosta de Restart gosta de Ivete Sangalo que, se formos comparar, era o jovem de antigamente que ouvia Twister e É o Tchan ao mesmo tempo e se amarrava pra caramba. É o Tchan, Raça Pura, As Meninas, Axé Blond, Banana Split, Bonde do Tigrão, Claudinho e Buchecha... são só exemplos que pelo menos um vocês já ouviram falar. Existem ‘n’ outros, isso porque eu nem comecei a falar do melody-pagode e nem vou. Mas desafio vocês a tentarem lembrar também e me dizerem nos comentários.

Tentei fazer esse apanhado histórico mais para provar que não é de hoje que Restarts fazem sucesso e se tornam viral no Brasil. Apesar de parecer, não estou tentando justificar e nem me dizendo parte da “família restart”, até porque eu seria deserdada e expulsa desse blog.

O que nos resta, na verdade, é esperar com paciência. Quando mais velhos, esses adoradores-de-restart estarão que nem muitos adoradores-de-menudo hoje: lembrando das tais músicas, lembrando de como era brega e dançando felizes em festinhas de aniversários com tema retrô. Afinal, tudo um dia vira retrô, vá por mim.

Obs: Não revisei o texto, estou atrasada e FODA-SE se vocês encontrarem algum erro de digitação.

23 comentários inúteis:

  1. Menina, que túnel do tempo agora! Twister foi o pico master da volta ao passado. Também vale lembrar que no final pelo menos um integrante desses grupos sucesso-rápido assumem a homossexualidade ou assumem que usam drogas.
    Concordo totalmente que é hipócrita quem fala mal de Restart e gostava de NSync. Ta, Restart me irrita, parece que o cérebro deles não evoluiu em nenhum momento da vida. Mas meu priminho de 12 anos curte e eu na idade dele ouvia Backstreet Boys. Antes de Backstreet Boys, New Kids On The Block.
    Agora entre Restart e CPM22, Detonautas, Skank...existe muita diferença! Posso não gostar de Detonautas, mas eu consigo ouvir se por um acaso tocar no mesmo ambiente que eu estou. Pode tocar e até passar despercebido por mim. Mas Restart....difícil.

    Enfim, independente do gosto músical, adorei o post!
    Beijos!
    PS: O Rafael Ilha não era do Polegar? ahahhaha momento tiete da ivete!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu entendo um pouco o fanatismo, pq eu tive minha fase Backstreet Boys, Nsync e derivados, mas nessa época, o acesso na internet e nas midias não era tao absurdo como é hoje.. Hoje é essa criançada que manda na mídia, são eles que dão audiencia e que fizeram o Restart levarem todos os premios no VMB... Se fossem criticos que fossem decidir os vencedores, como é no VMA, com certeza eles não teriam ganhado nada, no máximo Revelação...

    Mas o Brasil é foda, o Brasil é arrastado pelas modinhas e não tem jeito, toda criança vai ter a fase pra seguir a moda do momento, fazerem mil loucuras e depois de alguns anos se arrependerem e darem risada do que passou!

    Se bem que eu até hoje não me arrependi e nem dou risada da minha fase fanática por boy bands haha

    Mas eu queria agradecer você, Carol, por ter me deixando com 40 graus de febre na cabeça a manhã inteira!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É tudo verdade mesmo rí muito disso! fiz um post sobre mais ou menos isso semana se puder lê lá Carol! O blog tá show parabéns a todas a meninas !

    ResponderExcluir
  4. Resgatando de minha memória (que não é lá muito boa), acho que o Rafael Ilha não era do Dominó, e sim do grupo Polegar. Sei q não muda muito em relação a essas bandas, mas vai aí o comentário.

    ResponderExcluir
  5. Faltou citar: Pepe e Nenem, Rosa e Rosinha, Chiquinho e Eliana... enfim! hahahaha... Muito Bom!

    ResponderExcluir
  6. Faltou citar: Pepe e Nenem, Rosa e Rosinha, Chiquinho e Eliana... enfim! hahahaha... Muito Bom!

    ResponderExcluir
  7. Aaah, ficou bem melhor que o tema que eu sugeri, voces são otimas. E é claro que tudo que foi modinha, era uma porcaria, se fosse bom, estaria fazendo sucesso até agora. Gostei pra caramba e adorei ter 'participado', kk.

    ResponderExcluir
  8. RÁ!
    achei o post very nice... bom xi bom xi bom bom bom!
    djobi djoba

    ResponderExcluir
  9. Hahaha... post muito bom (mesmo com os errinhos de "digitação") :x ahha desculpa aí, não resisti...

    Concordo com tudo, exceto a comparação do Restart com Skank e Detonautas. Muitas músicas do Skank e do Detonautas são muito boas. Difícil é encontrar uma boa do Restart.

    Vale comentar (e não lembrar) Pepe e Neném, RPM (que, se me lembro bem, já lançou a volta da banda umas 4 vezes no Faustão), tem aquele trio de irmãos também, acho que é Hanson, que fez muito sucesso com a novela Laços de Família... tinha Sandy e Junior (#inseparáveis) que sempre fui fã, pois cresci ouvindo... hahaha

    Agora sim, vale a pena lembrar os Mamonas Assassinas, que analisando letras, eram ridículos e piores que Restart, mas que ficaram na memória do Brasil todo. Tem merda que pega e outras já não... Espero que Restart esteja entre este último... haha

    E como você mesmo disse, é esperar pra eles sumirem como o resto. Torcer pra não levarem o mesmo tempo que S&J. hahaha

    Nando Zapelini

    ResponderExcluir
  10. Pensei que só eu lembrava do Twister...caralho!
    Tenho 3 cd's das Chiquititas, um do KLB e um do Sandy Jr. Não consigo jogar fora... --'
    E já dancei muito acererrê, infelizmente...
    Pelo menos tive infância, hahahaha
    Parabéns Carol, ri pákas...

    Beijos, Nana

    ResponderExcluir
  11. Haha, amei o texto, Carol..eu curtia mta das coisas aí..=)

    ResponderExcluir
  12. Pois é...
    Acho que todo pré adolescente e adolescente precisa de uma modinha pra se envergonhar depois!

    Ainda bem que de tooodos esses motivos,eu só me envergonho de chiquititas. E a maior prova de que se trata de 'mal da puberdade'é que quando eu era mais nova, até uns 9 anos nem ligava pra chiquititas, depois virei mais uma demente dançando as musiquinhas e gravando os 'clips' pra dançar o dia todo...

    Ow vida trágica!

    PS: Carol, pra variar, escrevendo tão bem que não percebi erro algum!
    Dê a esta criatura qualquer tema, ela o torna divertido!

    rsrs

    TPM Semanal, diversão garantida!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com tudo, menos em você citar Sandy e Junior, afinal, eles estiveram fazendo sucesso durante 17 anos e a Sandy ainda esta fazendo sucesso.
    Mas gostei muito da postagem, como sempre gosto... o blog de vocês é muito bom

    ResponderExcluir
  14. Retificando, graças aos queridos leitores: me equivoquei e me empolguei com o Dominó, realmente Rafael Ilha foi do Polegar, eram bandas "concorrentes". A primeira dançava e a segunda tocava.

    Interpretem como quiserem.

    E humildade é pra poucos, mas leitores bons como vocês são pra raros. Obrigada!

    Obs: não, eu não vou consertar os erros de digitação, já identifiquei todos, mas gosto desse original.

    ResponderExcluir
  15. pooooooooooorras!!!
    eu tenho o cd o Twister também!! heuahaeuhaeuah nossa... adoraaaava!!!

    ResponderExcluir
  16. qdo vc disse q faria uma "viagem no tempo pelas modinhas" eu pensei no maximo, até Chiquititas, pq é a q eu + lembro e agradeço aos meus pais por não permitirem q eu assistise, mas lembrar d bandas dos anos 80?! =O
    kkkkkk
    só vc pra fazer disso tão engraçado, e conseguir relacionar com restat & cia
    (ta, na vdd tem mta relação, afinal nenhum durou, #graças )
    amei!

    só achei ofensivo compara-los a skank, q nem é tão ruim assim...
    ah, e lembrando q cpm e detonautas já eram chamados d "emotional hard core" = EMO

    ResponderExcluir
  17. Queridos e queridas, não comparei Restart ao Skank. Fiz um trocadilho não-compreendido com o fato de skank ser o nome de uma droga usada como a maconha, só que mais forte.
    Também ouço Skank e só não falo PAU NO CU DO RESTART porque não estou aqui pra agradá-los, ponto.

    ResponderExcluir
  18. Quero dizer que a Associação dos Comentaristas Anônimos não se responsabiliza pelo que disse o imbecil que diz fazer parte da nossa associação,principalmente quando comparou Restart com Mamonas.

    E quero dizer também que,apesar de não ter nenhum disco de Sandy & Junior e não ter pretensão de algo,preciso dizer que aquilo não foi modismo e que o menino é um instrumentista de mão cheia hoje em dia,se deu mal quando montou uma banda com dois bons músicos e um péssimo(o vocalista) com um repertório péssimo,mas o garoto é um puta instrumentista,e ainda vai fazer coisa boa.
    Também quero dizer que o blog é muito bom...

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. também quero dizer que o Junior é tudo isso aí mesmo e continua dançando pra caraleo.
    também quero dizer que gostei do elogio e agradeço.

    abraços.

    ResponderExcluir
  20. Adooooro o blog!Leio sempre...
    E olha, eu axo o seguinte, uma coisa é gostar da banda, e ouvir o cd no seu carro, em casa, e tals, outra coisa é vc querer ser igual aos cantores... Vc pode reparar nas ruas, nos shoppings a proliferaçao de `coloridos´... E tipo, quem gosta de cpm, skank, detonautas e afins nao tem essa mesma vontade... Ninguem quer ser como o Samuel Rosa... pq será? oO Respeito quem gosta de Restart, ou quer ser um deles... mas que é feio, esquisito, emo,poluição visual e sonoroa.. ahhhhh isso é! ;)

    ResponderExcluir
  21. Carol amei seu comemtário vc tem toda razão gata somos gêmeas e fomos separadas kkkk dei uma olhada no seu Twitter bicho! vc tb fala com gente q axava q so eu falava onde vc estava escondida todo esse tempo irmã? bjos muito obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  22. hsaushauhsuahsuhaushuahuashua MTOOO BOM ESSE TEXTO...
    é vdd as vezes somos hipócritos, eu gostava de REBELDE QUANDO TINHA 9 ANOS entao nao posso fla mal da "familia restart" mas quem gosta de restart q tem mais de 11 anos AI SIM EU CONCORDO Q TEM SERIOS PROBLEMINHAS MENTEIS.
    caramba lembro de praticamente tds modinhas (- domino e twister) E QUEM MANDA EU SER CURIOSA ?! fui ouvir 40 graus
    q merda a musiquinha fica na cabeça
    "Meu amor, esse amor
    Dá 40 graus de febre
    Queima pra valer... Queima pra valer...
    É assim como o sol
    Derretendo toda a neve
    Dentro de você... Dentro de você..."

    ResponderExcluir
  23. Sobre música no brasil... com bandas como angra e sepultura... nem sei como esse pessoal faz sucesso

    ResponderExcluir

Vai, comenta! Não dói nada!